segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

09 de Janeiro de 1822: Dia do Fico (Brasil). Dom Pedro decide ficar no Brasil e não retornar a Portugal

O dia 9 de Janeiro de 1822 tornou-se conhecido na história do Brasil como o "Dia do Fico".

A expressão deve-se a uma célebre frase de D. Pedro, então príncipe-regente do Brasil, que era na época um Reino Unido a Portugal:

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Para compreendê-la melhor, é necessário conhecer o contexto em que ela foi dita.

Em 1807, com o intuito de expandir seu poder sobre o continente europeu, Napoleão Bonaparte planeou e concretizou uma invasão a Portugal. Para escapar aos franceses, a família real portuguesa transferiu-se, no início do ano seguinte, para o Brasil, que se tornou o centro do Império português.

A chegada da família real ao Brasil teve uma imensa importância para o desenvolvimento do país que era, até então, uma das colónias portuguesas. A fixação da corte no Rio de Janeiro teve diversas consequências políticas e económicas, entre as quais deve-se destacar a elevação do país à categoria de Reino Unido, em 1815. O Brasil deixava de ser colónia.

Contudo, cinco anos depois, com as reviravoltas da política europeia e o fim da era napoleónica, uma revolução explodiu em Portugal. As elites políticas de Lisboa adoptaram uma nova Constituição e o rei dom João VI, com medo de perder o trono, voltou do Rio a Lisboa, deixando D. Pedro no Brasil, na condição de príncipe-regente.
As cortes de Lisboa, porém, não aprovaram as medidas tomadas por D. Pedro para administrar o Brasil. Pressionaram o príncipe a também regressar a Lisboa, deixando o governo do Brasil entregue a uma junta .

A reacção dos políticos brasileiros foi entregar ao regente uma lista com 8 mil assinaturas solicitando a sua permanência no Brasil. A resposta de D. Pedro foi a célebre frase apresentada acima. Ela marca a adesão do príncipe regente ao Brasil e à causa brasileira, que vai desembocar na independência em Setembro de 1822.
wikipedia(imagens)

Ficheiro:DpedroI-brasil-full.jpg
D. Pedro I do Brasil, IV  de Portugal
File:Dia do Fico.jpg
Aclamação de D. Pedro como Imperador do Brasil -Jean-Baptiste Debret

Sem comentários:

Enviar um comentário